HISTÓRIA

  • CONHEÇA A HISTORIA MISSIONÁRIA DE SUA COMUNIDADE

    CONHEÇA A HISTORIA MISSIONÁRIA DE SUA COMUNIDADE


    Músicas, Entrevistas, Orações e Programas para deixar  a palavra de Deus mais pertinha de você durante todo o seu dia ! Ajude-nos a compartilhar essa novidade!

    OUVIR
  • HISTÓRIAS DE FÉ DESDE 1960

    HISTÓRIAS DE FÉ DESDE 1960


    2ª à 6ª Feiras às 12h e às 19h30 - Sábado 18h30 - Domingo 10h30 e 17h.

    INSCREVA-SE NO CANAL
  • REALIZAÇÕES E EVANGELIZAÇÃO

    REALIZAÇÕES E EVANGELIZAÇÃO


    Estão Suspensas no Momento

    Botão

Paróquia é o lugar onde acontece a Pastoral, uma família que faz sua experiência de Fé, Amor e Esperança. Na paróquia é o projeto de Jesus Cristo que deve ser realizado pessoal e comunitariamente, portanto é o Evangelho, a Boa Nova, o Reino de Deus que provoca e move todas as atividades.


Paróquia é o lugar onde acontece a Pastoral, uma família que faz sua experiência de Fé, Amor e Esperança. Na paróquia é o projeto de Jesus Cristo que deve ser realizado pessoal e comunitariamente, portanto é o Evangelho, a Boa Nova, o Reino de Deus que provoca e move todas as atividades.


A Paróquia Santíssima Virgem é uma das mais atuantes do grande ABC, dispondo em sua estrutura de diversas pastorais, grupos, movimentos e associações religiosas, onde os leigos encontram espaço para desenvolver suas atividades religiosas e sociais. Quando se entregam aos trabalhos de evangelização e assistência social aos mais necessitados, descobrem no pároco, padre Renato Souto, uma fonte permanente de apoio e incentivo para desempenharem suas funções religiosas e sociais, assim como crescerem na sua caminhada de vida e de fé cristã.

Fundada em 21 de setembro de 1960, por ordem do bispo dom Jorge Marcos de Oliveira, sendo seu pároco-fundador o Pe. Mário Balestra, daí o nome da praça em frente à igreja. Pertence à Diocese de Santo André, sob a condução atual do bispo dom Pedro Carlos Cipollini.


O pároco, com seu CPP – Conselho Pastoral Paroquial tem a missão de coordenar toda a vida pastoral da comunidade. O CPP é composto pelos representantes de todos as pastorais, movimentos, comissões, grupos, equipes e setores que trabalham na paróquia.


A vida de comunidade paroquial é ali representada e na nossa comunidade tem grande compromisso com a ação evangelizadora e missionária, pois a Igreja nasceu missionária, é missionária e o será sempre por vontade do seu fundador, Jesus, para a salvação do mundo. Fiel à diocese, partilhamos do mesmo “sonho missionário de chegar a todos”. (lema do Sínodo Diocesano 2016-2018)

A PARÓQUIA SANTÍSSIMA VIRGEM

TEM FESTAS E SOLENIDADES MARCANTES

SEMANA

SANTA

Vivida intensamente com confissões individuais para toda a comunidade, celebração do lava-pés sempre voltado para a realidade da Igreja e da vida comunitária.


O Tríduo Pascal é celebrado em sua plenitude, na quinta com a Santa Ceia, na sexta com a Adoração da Cruz e com a tradicional procissão tradicional que sai de quatro pontos e se concentra na Praça Ibrahim de Almeida Nobre, sob o Viaduto Kenzo Uemura.

FESTA DE

CORPUS CHRISTI

Além das missas, há sempre uma procissão pelas ruas ao redor da paróquia.

MAIO A JUNHO

ACONTECE A QUERMESSE

Uma das mais tradicionais da cidade, ultimamente realizada nas proximidades do Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo.

08 DE

DEZEMBRO

Festa da padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Santíssima Virgem, com uma grande procissão.

A PARÓQUIA E SUAS REALIZAÇÕES


Os números anuais da paróquia são grandiosos:

OS SACRAMENTOS

Cerca de 50 crianças são batizadas;


Mais de duas centenas de crianças participam da Iniciação a Vida Cristão e recebem a primeira comunhão;


Um grande número de adultos são catequisados e rebem os sacramentos que lhes faltam;


Quase uma centena de jovens e adultos são crismados;


Muitos casais são preparados para o sacramento do matrimônio pela Pastoral Familiar através do Curso de Noivos;


Cerca de 100 casamentos são realizados todos os anos;


Aproximadamente 200 pessoas recebem o Sacramento da Reconciliação (Confissão) e outras 200 recebem a Unção dos Enfermos.

ATENDIMENTO SOCIAL


Um grande quantidade de famílias são atendidas com alimentos aos sábados pela Pastoral da Caridade (Franciscanos)


Pastoral da Saúde atende aos doentes da paróquia, hospitais ao redor da paróquia e casas de repouso, além de visitas domiciliares aos doentes e empréstimo gratuito de cadeiras de rodas e outros equipamentos;


Os Ministros Extraordinários da Comunhão que recebem autorização para realizar Exéquias (oração e benção dos corpos nos velórios) fazem anualmente mais de 300 celebrações.

ORANDO E EVANGELIZANDO


Nas atividades de evangelização há a Escola Teológica, que funciona desde 1987 (impossível não lembrar aqui a figura de seu eminente primeiro professor: Cônego Lúcio Floro); há também as celebrações de rua (desde 1994) que dão um grande impulso na evangelização popular; os grupos de oração (são cinco: Santíssima Virgem, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Imaculada Conceição, Terço dos Homens e Mães e Madrinhas dos Padres); e o Apostolado da Oração.


A equipe de liturgia é formada por mais de 50 leigos. Cada missa da semana ou do domingo possui um grupo responsável formado por um coordenador e demais membros. Os ministros extraordinários da comunhão são também numerosos, entre leigos, missionárias e missionários e executam importantes trabalhos de evangelização. Há também as secretárias e as sacristãs, além de diversos outros grupos que complementam a obra administrada e orientada pelo Padre Renato Souto.

SONHADORA E REALIZADORA

Como se pode ver, nossa paróquia é sonhadora e realizadora. Para tornar nossos sonhos reais, arregaçamos as mangas e oramos, oramos com intensidade. São 15 missas por semana; 7 durante a semana e 8 nos fins de semana, 4 grupos de oração, dezenas de grupos rezam terços nas casas, encontros e retiros acontecem durante todo o ano, através da Radio Imaculada Conceição, rosários são rezados diariamente para milhões de ouvintes, há os grupos de catequese (infantil, perseverança, crisma e adultos) que rezam, há as celebrações de rua, onde se reza.

Enfim, somos uma comunidade orante e, temos plena consciência de que, é da oração que vem a nossa força. Tudo isto nos deixa orgulhosos e animados – não confundir com arrogância ou prepotência – pois, a partir dos sonhos e projetos do Frei Sebastião, a comunidade se entrega de corpo e alma, inteiramente, na construção de cada novo desafio, ganhando cada vez mais a consciência de que o católico deve acordar – de uma vez por todas – para sua missão evangelizadora e missionária.

Com esta consciência despertada, a comunidade se une em eventos, tantos e quantos forem necessários, usando toda sua criatividade, e com o apoio inestimável de Nossa Senhora e de Jesus Cristo, consegue transformar em realidade estes projetos.


Temos absoluta certeza de que podemos realizá-los, pois, todo aquele que se dispõe a trabalhar, de coração, para a construção do Reino de Deus, é o próprio Deus quem o escolhe e sustenta sua caminhada, alimentando-o com sua Eucaristia em Jesus Cristo e com a força do Espírito Santo. Se você sentiu-se tocado pelo nosso trabalho, venha nos conhecer e faça parte, junto conosco, deste imenso projeto missionário e evangelizador.

FAÇA PARTE DE NOSSAS PASTORAIS

Conheça cada uma de nossas pastorais e nos ajude-nos a evangelizar!

Temos certeza que você irá contribuir muito e se identificará com alguma obra.

paper_plane

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER


FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO DE TUDO O QUE ACONTECE EM NOSSA PARÓQUIA!

Share by: