Layout do blog

31/12/2021 - 7º DIA DA OITAVA DE NATAL - VÉSPERA ANO NOVO E MEMÓRIA  DE SÃO SILVESTRE 

 01/01/2022 - SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS


Meditando a Liturgia da Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria!


A primeira leitura, retirada do livro dos Números, corresponde ao manuscrito mais antigo encontrado até hoje. Destaca-se a tríplice invocação do nome de Deus que, por si só, já é motivo de bênção. A bênção do Senhor, está atrelada aos dois cuidados especiais: o brilho de sua face está acompanhado de sua compaixão e, da concessão da paz, o shalom tão caro a Israel.

O Salmo 66 pedirá mais uma vez a paz e a bênção de Deus, como um eco à 1ª leitura: “Que Deus nos dê a sua graça e a sua bênção!” A 2ª leitura, extraída da Carta de Paulo aos Gálatas, é a leitura teológica do apóstolo sobre a encarnação de Jesus Cristo. Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho para que nos tornássemos filhos, livres, herdeiros.

No evangelho, Jesus é a própria bênção divina que arma sua tenda entre os homens. Sua identidade conhecemos bem: Ele, chamado Jesus desde antes de ser concebido, é o profeta eleito por Deus para ser luz entre os povos. Ele é a própria e verdadeira bênção, é ele o Emanuel, Deus Conosco.

Todos esses acontecimentos eram conservados cuidadosamente por Maria em seu coração, meditando-os. Sua atitude merece atenção, porque ela não é uma simples jovem assustada com o que acaba de acontecer e silenciada pelo assombro. Ela é a mais consciente das maravilhas que Deus tem realizado em sua vida e da bênção que acaba de nascer em seu ventre.

Sua atitude é a de quem está imersa na contemplação do Mistério de Deus. Será que a bênção e a paz que procuramos viver, alcançam a vida das pessoas ao nosso  redor? Só quando alcançarem, serão reais, de fato.

(Roteiros Homiléticos para o Advento e Natal - 2018)


1º de janeiro: Dia Mundial da Paz

No Dia Mundial da Paz, recebemos da Mãe de Deus, o Príncipe da Paz.

Iniciamos um novo ano e, assim, novos tempos. Como os pastores foram encontrar o Senhor, precisamos também nós. Do encontro com Jesus surgiu nos lábios dos pastores a glória e o louvor por aquilo que haviam visto e ouvido. Ficaram maravilhados.

Naquele que se encontra com Jesus surge a alegria pela renovação da esperança, da certeza de que já não está só. Uma nova oportunidade nos é dada hoje, para iniciarmos também uma caminhada nova, feliz. Maria guarda todos os fatos em seu coração. Ela nos pede para mantermos os olhos e o coração fixos em Jesus.


A fé verdadeira brota do coração que faz o encontro com o Senhor. Com o coração pleno, poderemos distribuir a paz. (Frei Jeã Paulo Andrade) Lembremos ainda das palavras do Papa Francisco, que diz: “Neste tempo, em que a barca da humanidade, sacudida pela tempestade da crise, avança com dificuldade à procura dum horizonte mais calmo e sereno, o leme da dignidade da pessoa humana e a “bússola” dos princípios sociais fundamentais podem consentir-nos de navegar com um rumo seguro e comum.

Como cristãos, mantemos o olhar fixo na Virgem Maria, Estrela do Mar e Mãe da Esperança”. Um feliz e santo 2022 a todos nós!


Sobre a Liturgia do dia 31 de dezembro

Liturgicamente não existe missa de ano novo. Inclusive, “Ano Novo”, “Virada de Ano” e “Réveillon” não são comemorações religiosas, apenas marcam o início de um novo ano civil. Para a Igreja, um novo ano se inicia no 1º Domingo do Advento e termina na Solenidade de Cristo Rei do Universo, no 33º ou 34º Domingo do Tempo Comum.


Dia 31 de dezembro é memória facultativa de São Silvestre I, que grandiosamente contribuiu com o início da Igreja e a paz com o poder público, vide este vídeo curtinho: https://fb.watch/a23CGFoQI1/.

Silvestre foi o primeiro papa a ocupar a cátedra de Pedro após a conversão de Constantino. Ele era romano e foi eleito em 314. Graças a Silvestre, a paz foi mantida na Igreja e o primeiro concílio foi convocado, para acontecer na cidade de Nicéia.

Silvestre já era muito idoso e foi representado no Concílio por dois representantes. Como havia harmonia entre Papa e Constantino, a Igreja conseguiu bons resultados, e recebeu um forte apoio financeiro para a construção de valiosos edifícios eclesiásticos, construções que marcaram o pontificado de Silvestre.

Também por causa de Silvestre, Constantino patrocinou à Igreja um ato histórico e de muita relevância para a Humanidade e o Catolicismo: doou seu próprio palácio para servir de moradia para os Papas, e toda a cidade de Roma e algumas outras vizinhas para a Igreja. São Silvestre morreu em 335, depois de ter permanecido no Trono de Pedro durante vinte e um anos, e produzido tantos e bons frutos para o Cristianismo.

Foi sob São Silvestre que começaram a ser estabelecidas, como locais de culto, as grandes basílicas romanas. Ele foi um grande  empreendedor, preocupado com o bem-estar de seu rebanho.

Foi um papa do bem, amado pelo povo e cheio de vontade de transformar as desigualdades em um mundo mais justo.


Oração a São Silvestre

Vinde, Senhor, em auxílio do vosso povo, que confia na intercessão do papa São

Silvestre, e conduzi-o ao longo desta vida presente, para que chegue um dia à

felicidade da vida que não tem fim. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém!




06 mai., 2024
A TRADICIONAL QUERMESSE DA SANTÍSSIMA ESTÁ DE VOLTA!
22 abr., 2024
festa das inscrições da catequese 2024
11 abr., 2024
CAMPANHA DO DOAÇÃO DE SANGUE DA PARÓQUIA SANTÍSSIMA VIRGEM Você pode salvar muitas vidas! Durante todo o mês de abril você poderá fazer sua doação na Colsan SBC, Endereço: rua Pedro Jacobucci 440, de segunda a sábado das 7h30 às 12h30. E através do APP Colsan você pode agendar sua doação de forma rápida e segura! Participe e ajude a divulgar a Campanha. Seja herói para alguém! Informações: Colsan 4332 3900
+ ARTIGOS
Share by: